Esta Associação surgiu com a constatação da necessidade de um sistema de apoio eficaz para encorajar e instruir as esposas dos Pastores nos seus papéis de esposa, mãe, líder espiritual e equipa ministerial. Muitas esposas de Pastores, no início dos anos 80, manifestaram sentimentos quanto ao preparo inadequado ou inexistente para atender às expectativas desses vários papéis, juntamente com o seu desejo de formação específica nos diversos aspetos do Ministério Pastoral eficaz.
O Ministério Pastoral é muito importante no crescimento da Igreja, mas o Ministro do Culto é membro de uma família. Por conseguinte, os seus familiares também podem e devem fazer parte deste Ministério em prol das igrejas e das comunidades. Assim, atualmente em Portugal, o grupo-alvo desta Associação não são unicamente as esposas dos Obreiros, mas toda a sua família.
O objetivo principal desta Associação é promover o crescimento ministerial e espiritual das famílias pastorais, bem como o seu relacionamento saudável focado no discipulado.
Como objetivos secundários tem:
Esta Associação promove, organiza, incentiva: