A igreja universal é composta por todos os que verdadeiramente crêem em Cristo, mas nos últimos dias, num tempo de apostasia generalizada, um remanescente foi chamado para guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Este remanescente anuncia a chegada da hora do julgamento, proclama a salvação através de Cristo, e proclama a aproximação da Sua segunda vinda. Esta proclamação é simbolizada pelos três anjos de Apocalipse 14; e é coincidente com o julgamento no céu e com a obra de arrependimento e reforma na terra. Cada crente é chamado a ter um envolvimento pessoal nesta de testemunhar a nível mundial.
(Apocalipse 12:17; 14:6-12; 18:1-4; II Coríntios 5:10; Judas 3, 14; I Pedro 1:16-19; II Pedro 3:10-14; Apocalipse 21:1-14).
A vitória de Jesus dá-nos poder sobre as forças do mal, que ainda procuram controlar-nos, enquanto com Ele caminhamos em paz, alegria, e certeza do Seu amor.
A igreja é a comunidade de crentes que confessam Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
A igreja é um corpo com muitos membros, chamados de todas as nações, raças, línguas e povos.
Pelo baptismo confessamos a nossa fé na morte e ressurreição de Jesus Cristo, e testemunhamos a nossa morte para o pecado e o nosso propósito de viver uma nova vida.
A Santa Ceia é a participação nos emblemas do corpo e do sangue de Jesus como uma expressão de fé n’Ele, o nosso Senhor e Salvador.
Deus concede a todos os membros da Sua igreja, em todas as épocas, dons espirituais que cada membro deve empregar em ministério de amor para o bem da igreja e da humanidade.
Um dos dons do Espírito Santo é o dom de profecia. Este dom é uma marca identificativa da igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White.