Institucional // UPASD

Presidência

Presidente

JOSÉ LAGOA

presidencia@adventistas.org.pt
jose.lagoa@adventistas.org.pt

Secretária

Sónia Fernandes

sonia.fernandes@adventistas.org.pt

Mensagem do Presidente

À igreja Adventista, comunidade de crentes igrejas espalhadas pelo nosso país, a todos os leitores, desejo partilhar algo que está dentro do meu coração, baseado na carta de Amor que Deus deixa a cada ser humano, a bíblia.

Diz a Sua palavra: “Mantenha sempre em ordem as lâmpadas no candelabro de ouro puro perante o Senhor.” Levítico 24:4

Um dia quando fiz uma expedição com os jovens desbravadores, a uma das grutas não exploradas do nosso país, descobri o quão importante é uma luz. No meio da escuridão da gruta, sem a luz, era impossível caminhar lá por dentro, ver as belezas que ali se encontravam.

Deus idealizou um candelabro de ouro puro batido, com uma beleza e simbolismo incrível.

Decorado com gravuras e flores, tendo uma haste central e três braços de cada lado, ele era uma peça tão importante que aparece em vários livros da bíblia: Êxodo, Levítico, Números, os dois livros de Crônicas, Zacarias, Hebreus e Apocalipse.

Para alguns, este candelabro, a menorá terrestre, é o “reflexo da menorá celestial, indica a luz da Torah (lei). Há quem sugira que este candelabro é o simbolismo do sábado e dos outros seis dias da semana. Acima de tudo, podemos pensar na luz do próprio Deus. Feito de ouro puro, um metal precioso que não oxida nem se deteriora, o candelabro simbolizava a pureza e a estabilidade divina; e sua luz, distribuída em sete braços, representava a perfeição e a continuidade do conhecimento divino, que ilumina Israel e o mundo.” 1

O fato é que a luz de Israel não podia apagar-se. Os sacerdotes deviam manter “as lâmpadas continuamente acesas diante do Senhor” (Lv 24:3), alimentadas por azeite de grande pureza. O texto bíblico no verso 2 refere que o azeite era batido. “O azeite comum era produzido numa prensa, mas o óleo para o santuário era batido. As azeitonas eram cuidadosamente lavadas e todas as impurezas, folhas e galhos, removidos. Os frutos eram batidos e macerados de modo que o azeite fluía por si mesmo. Isso produzia menos azeite do que o outro método, mas o resultado era um produto superior.”1 Que lição incrível para nós hoje. Precisamos desse azeite puro, símbolo do Santo Espírito. Precisamos de manter sempre a chama acesa, cada dia da nossa vida. Não deixe essa luz apagar-se, ela continua disponível através da bíblia, do relacionamento pessoal com Jesus. Mesmo sem o candelabro original, Deus ainda continua disponível para ser a nossa luz. Jesus é a grande menorá do mundo. Precisamos de sua luz para não andar em trevas. Que a luz divina, alimentada pelo azeite puro do Espírito Santo, noite e dia, ilumine tua vida de forma contínua. Essa Luz (Jesus) quer conduzir cada um de nós no caminho seguro que nos leva em direção à sua grande promessa, de que Ele virá de novo, para nos buscar e levar para celebrar uma grande festa pela eternidade. Iremos todos? Eu vou!