Institucional // UPASD

Saúde e Temperança

Dep. Saúde e Temperança

RÚBEN NÓBREGA

saude@adventistas.org.pt
ruben.nobrega@adventistas.org.pt

Secretária

Raquel Silva

raquel.silva@adventistas.org.pt

Mensagem do Departamental

O Departamento de Saúde e Temperança (DST) da Igreja Adventista dos Adventista do Sétimo Dia (IASD), é o departamento que pretende inspirar as igrejas e instituições adventistas, com os seus pastores, membros, colaboradores e amigos, a viverem de acordo com o modelo de saúde holístico que Deus sonhou para o ser humano. Acreditamos que fomos criados com várias dimensões, a física, a mental, a social e a espiritual, e que todas elas, contribuem para o bem-estar do ser humano. Acreditamos ainda, que Deus está verdadeiramente interessado no bem-estar da humanidade, como vemos na atuação de Jesus Cristo, e que cada ser humano pode ser um agente de mudança no alívio do sofrimento humano e da sua restauração.

 

Por mais de 150 anos, que temos sido motivadores da mudança, especialmente com a promoção de um estilo de vida saudável.   

 

Foram as lutas antitabágicas, a promoção de hábitos de higiene, alimentares, a importância do exercício físico e o descanso, entre outros, que têm sido bandeiras da nossa ação. A nossa história é rica em diversas iniciativas, tais como, revistas (Saúde e Lar), artigos científicos, estabelecimento de hospitais, clínicas, restaurantes (plant based) e outras instituições também preocupadas com a saúde, como escolas e lares, em Portugal e por todo o mundo.

 

Organizamos o departamento em Portugal pelas suas diferentes áreas de atuação, com o apoio de diferentes profissionais de saúde adventistas, da seguinte forma:

  1. Dependências
  2. Saúde mental
  3. Nutrição
  4. Motricidade
  5. Empreendedorismo (Saúde)

 

Estas diferentes áreas, respondem às necessidades locais, de diferentes maneiras, tais como; o apoio de cada departamento de saúde local (IASD), apoio de Instituições (IASD e outras), a formação dos profissionais de saúde adventistas, a formação dos seus membros e respetivas comunidades. Estar próximo do doente, inspirando homens e mulheres a viverem vidas de acordo com o plano de Deus para o ser humano, é o nosso sonho.