Institucional // UPASD

Família

Dep. Lar & Família

DANIEL BASTOS

familia@adventistas.org.pt
daniel.bastos@adventistas.org.pt

Secretária

Raquel Silva

raquel.silva@adventistas.org.pt

Ministérios da Mulher

Cristina Bastos

mulher@adventistas.org.pt

Ministérios da Criança

Conceição Lagoa

crianca@adventistas.org.pt

Mensagem do Departamental

A Igreja Adventista do Sétimo Dia valoriza muito a família e o casamento, sendo esta instituição uma parte das suas crenças fundamentais1. Os adventistas acreditam e promovem uma vivência familiar feliz. O Departamento dos Ministérios da Família atua em várias vertentes, visando apoiar cada indivíduo dentro da família ao longo das diferentes etapas da vida. Além de celebrar e edificar a família, pretende-se ajudar cada membro a entender a Bíblia para encontrar esperança e significado numa relação pessoal com Jesus.

Existem diversos recursos, como orientação e formação pré-matrimonial, seminários de enriquecimento conjugal, paternidade responsável, promoção da educação bíblica na família, etc. Os Ministérios da Mulher e da Criança integram a área departamental da família.

 

Existem alguns eventos regulares para ministrar em favor das famílias e dos que não a têm. Na primavera, realiza-se o MAPAS, para ministrar aos solteiros. No verão, temos o Acampamento Nacional de Famílias na Costa de Lavos, na Figueira da Foz, e, pouco tempo depois, o Dia Nacional de Oração das Famílias. No Outono, há o Encontro dos 60+. A juntar a estas atividades presenciais, há a criação de conteúdos na forma de artigos escritos, livros, programas para rádio e televisão.

Num plano mais pessoal, dá-se o acompanhamento particular de indivíduos e famílias, quer em momentos de alegria, como nas cerimónias de casamento e de renovação de votos, quer nos momentos de crise e de solidão, quando o projeto familiar é interrompido por alguma razão. Neste âmbito, há o propósito de formar e envolver o maior número de técnicos e conselheiros para apoio a cada pessoa, presencial ou telematicamente, através de uma estreita cooperação com as igrejas adventistas no nosso país e, particularmente, com os responsáveis deste departamento, a nível local e internacional.  Como está escrito, não existe melhor testemunho do poder do evangelho de Jesus do que uma família bem organizada e amável, que também se dedica a abençoar aqueles com quem interage.

  1. Crença Fundamental nº 23; ver aqui na íntegra.