Institucional // UPASD

ASA

ASA - Assistência Social Adventista

JORGE SILVA

direcao.lapi@asa.org.pt

Mensagem da Direção

A Associação Assistência Social Adventista é uma instituição particular de solidariedade social, constituída a 24 de Janeiro de 1980 e está registada na Direção Geral de Ação Social com a inscrição número 27/90 das associações de solidariedade social, tendo adquirido o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.

A Assistência Social Adventista foi fundada pela União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo dia e tendo os seus inícios no trabalho voluntário e consciência de responsabilidade social dos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de onde adota os princípios sociais, éticos e religiosos.

A A.S.A. é um parceiro social essencial nas comunidades onde tem respostas sociais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento do ser humano nas suas vertentes: biológica, psicológica, social, espiritual, relacional e afetiva.

A A.S.A. atua em Portugal através das seguintes áreas de ação:

 

Área de Ação de Apoio a crianças e jovens

Esta área de ação desenvolve a sua missão através da Creche e Jardim de Infância ARCO-IRIS, em Setúbal.

 

Área de Ação de Apoio à Terceira Idade

Esta área é desenvolvida pela Rede de Lares Adventistas para Pessoas Idosas (LAPI) que integra quatro equipamentos sociais, apoiando idosos e outros com diferentes necessidades e dependências. É constituída pelo LAPI Norte (Gaia), LAPI Centro (Leiria), LAPI Sul (Salvaterra de Magos) e LAPI Madeira (Funchal), que desenvolvem o seu trabalho nas Respostas Sociais de Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), de Centro de Dia (CD), de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e no Programa de Emergência Alimentar através das Cantinas Sociais (CS).

 

Em 2018 celebraram-se os “50 anos de discipulado e serviço” dos “Lares Adventistas para Pessoas Idosas”, que teve o seu início em 1968 com o primeiro Lar para Pessoas Idosas em Pêro Negro.

Mais informações em www.asa.org.pt